domingo, 18 de outubro de 2009

Trilho de acesso ao canyoning da Água Negra (superior)

Abertura de trilho de acesso ao canyoning da Água Negra (superior)
Realizado a 17/10/2009
Participantes: Carlos, Louísa e Márcia

Após ter descoberto uma vereda/trilho que nos levava até cerca de 100 metros de uma escapatória do canyoning da Água Negra superior, regressámos ontem com o intuito de abrir ou descobrir um trilho que cobrisse essa secção que faltava para ligar a ribeira à Levada das 25 Fontes. Infelizmente não conseguimos descobrir um trilho já definido, pelo que fomos aproveitando pequenas abertas na densa vegetação de urzal e uveira para ziguezaguear até chegarmos perto da margem. A progressão foi algo penosa e o facto de não conseguirmos progredir em linha recta em direcção ao local pretendido originalmente, fez-nos duvidar do sucesso desta jornada. Após termos sido obrigados a subir, optámos por usar uma aberta em sentido descendente e eventualmente atingimos a margem. Numa primeira instância, parecia que todo o esforço que tínhamos empregue nesta tentativa tinha sido em vão, já que um paredão de 6 metros separava-nos do leito da ribeira. No entanto, pouco acima estava uma cascata que elevava o nível da água até a uma altitude mais próxima de onde nos encontravamos. Assim, avançamos até lá e aí conseguimos um acesso relativamente fácil até ao leito. Apesar de estarmos consideravelmente mais acima do que inicialmente era a nossa intenção, ficamos ainda assim abaixo de uma sequência de lagoas que consiste a zona mais lúdica da ribeira. Abaixo ficaram apenas mais dois pequenos rapéis de pouca importância, além, claro, das 3 maiores verticais deste canyoning. Contas Feitas, tínhamos aberto 200 metros de trilho, ao invés dos 100 metros previstos.
A escapatória mais abaixo, entre a cascata de 30 e a de 70 metros, terá que ser estudada através de outro ponto de partida da vereda, a uma altitude menos elevada.
Apesar de não termos encontrado a ribeira no ponto desejado, o objectivo principal de não perder as lagoas foi atingido, e no no final do dia estávamos todos com uma sensação de realização. Ainda sobre o trilho, quem o descer terá que inicialmente subir até uma zona de afloramento rochoso, onde se tem que destrepar 5 metros até um patamar inferior. Aqui, o trilho segue em sentido descendente para mais tarde virar à esquerda, onde pouco depois encontrará uma vereda mais definida. Este percurso é bem perceptível nesta vista do Google Earth. A verde encontra-se o caminho já percorrido há 2 semanas e a laranja está demarcado o novo trilho.




















Tenho ainda que referir que ao descer o trilho, já depois de passar pelo ribeiro íngreme (ver descrição no post "Reconhecimento da vereda "Levada das 25 Fontes - Ribeira da Água Negra"") há uma secção onde se pode continuar pela esquerda ou pela direita. A que nós reconhecemos foi a da direita, mas provavelmente a da esquerda vai também encontrar a Levada das 25 Fontes. Ficou para mais tarde testarmos este percurso alternativo.
Bem, descobertas à parte, não posso deixar de referir que vale a pena um passeio por estes trilho por estas alturas, uma vez que as vistas são bonitas, as bagas de uveira estão maduras, doces, bem grandes e encontram-se em abundância, e a lagoa onde o trilho encontra a ribeira é bem bonita e propícia a um piquenique.
Quanto às características do percurso, o trilho inicial desce-se de 15 a 25 minutos, (200 metros) a vereda posterior de 30 a 45 minutos (600 metros) e a partir daí estamos na Levada das 25 Fontes. Em termos práticos, esta escapatória não será útil apenas a quem quiser evitar os ressaltos maiores, uma vez que quando o peso é um factor, esta configuração permite trazer cordas muito mais curtas. Esta saída permite ainda encurtar uma jornada que se tenha atrasado e seja pertinente estar na levada dentro de uma hora (caso esteja quase a anoitecer, ou alguém se tenha magoado). No âmbito da segurança, é ainda um acesso alternativo a um corpo de resgate.

Não é segredo que este canyoning é o que me agrada mais de todos os que já conheci, e sei que não sou o único que tem esta preferência, pelo que esta saga valeu a pena em todos os aspectos.

Álbum completo (57 fotos) e com maior resolução AQUI.
Equipamento: Pentax Optio W30 e Pentax Optio W60














Um comentário:

Anônimo disse...

boa iniciativa ppl assim e q se ker