domingo, 25 de outubro de 2009

Canyoning da Água Negra superior - versão curta

Ribeira da Água Negra, Rabaçal. Realizado a 24/10/2009.
Participantes: Carlos, Filipe e Louísa

Regressámos ontem ao troço superior do canyoning da Água Negra para estrear o trilho que abrimos na semana passada e que serve de escapatória deste canyoning antes das grandes verticais.
Fazendo jus ao seu nome, a Ribeira da Água Negra recebeu-nos com lagoas pouco iluminadas e já muito frias, ao contrário do sol quente e água verde esmeralda completamente translúcida com que fomos presenteados em Junho, quando percorremos pela primeira vez esta secção superior. Apesar de fria, a água era muito menos abundante, contribuindo para uma experiência menos apetecível da que foi possível anteriormente. As zonas secas proliferam nesta fase de fraca pluviosidade, mas nem tudo foi pior. Pela positiva, tenho que realçar que gostámos do início da ribeira. O dia tinha começado muito bonito e decidimos seguir a ribeira a partir da sua génese. Inicialmente o Paúl da Serra providenciou um grande espectáculo visual com um céu limpo e terreno aberto. O leito da ribeira foi-se definindo e algum tempo depois a água emergiu do solo. Esta secção anterior ao primeiro rapel é ainda algo extensa, mas bonita. Tem várias lagoas e muito verde por todo o lado.
Logo após o primeiro rapel encontramos uma zona estreita escavada na rocha, por onde serpenteamos através de várias pequenas lagoas. Após esta secção a ribeira volta a abrir, e a água ausenta-se. Na zona das maiores lagoas, ainda saltámos algumas vezes, mas já com menos vontade do que da última vez. Chegámos  à conclusão de que o ideal será fazer este canyoning durante o verão, logo após um período de chuva, situação que se verificou em Junho.
O regresso pelo novo trilho fez-se sem precalço, mas foi mais penoso fazê-lo agora com o fato e mochila. Sempre são quase 2 horas de regresso até ao carro.
Optámos por regressar pela Encumeada dado que a estrada da Calheta está em trabalhos, e assim vimos o nosso esforço ser recompensado: um mar de nuvens esperava-nos, compondo um ambiente surreal. As fotos simplesmente não fazem justiça a este magnífico espectáculo.

Álbum completo (104 fotos) e com maior resolução AQUI.
Equipamento: Pentax Optio W30 e Pentax Optio W60