sexta-feira, 17 de julho de 2009

Canyoning do Afluente do Pé das Voltas

Afluente do Ribeiro Pé das Voltas, Chão da Ribeira, Seixal
Realizado a 06/06/2009
Participantes: Carlos, Gonçalo e Louísa

Esta saída marcou o arranque do Meeting de Canyoning Madeira 2009. Partimos para o Caminho das Voltas, juntamente com um grupo de continentais e espanhóis. Enquanto que este último realizou o canyoning das Voltas, eu, a Louísa e o Gonçalo (outro praticante madeirense), partimos à descoberta deste pequeno afluente do Ribeiro Pé das Voltas.
Este canyoning é uma pequena jóia, pequeno mas cheio de riqueza e carácter. Embrenhado na Laurissilva, serpenteia pela densa floresta até encontrar o Ribeiro Pé das Voltas. Os pequenos e estreitos rapéis sucedem-se rapidamente. Apesar da verticalidade do perfil deste canyoning, o maior rapel mede apenas 20m, e o percurso faz-se de forma extremamente relaxada, sendo o único que conheço até agora em que é concebível dispensar o uso do fato de neoprene. De facto, o caudal é extremamente fraco, ganhando força apenas quando se encontra o ribeiro principal, mas este factor não retira qualquer interesse à experiência.
A maior dificuldade acaba por passar pelo acesso, quer pela subida íngreme de cerca de 30 min pelo Caminho das Voltas, quer pelo "trilho" de acesso, com zonas de destrepe com declive acentuado.

Quero relembrar que para vizualizar as fotos em dimensão real na galeria do Picasa, terão que carregar no botão de "lupa". Depois, basta agarrar com o rato e mover a imagem na janela. O melhor será instalar o picasa no computador e assim poderão transferir a galeria completa de uma só vez, através da função "transferir para o Picasa"

Álbum completo (73 fotos) e com maior resolução AQUI.
Equipamento: Pentax Optio W30 e Pentax Optio W60














Nenhum comentário: