domingo, 27 de setembro de 2009

Ribeira dos Cedros 2009

Ribeira dos Cedros, Rabaçal, realizado a 19/09/2009
Participantes: Bernardo, Carlos, Filipe, Louísa e Márcia

Face à curta paragem em Agosto, consideramos esta altura ser o início de uma nova temporada de canyoning, a de 2009/2010. Assim, estamos a percorrer troços simples e relativamente curtos, na perspectiva de aprimorar o domínio técnico para mais tarde no "campeonato" tentarmos novos e mais longos percursos.
Começámos há duas semanas com o canyoning das "Voltas da Matilde", do qual não disponibilizámos fotos porque o dia sombrio não permitiu uma recolha que valesse a pena partilhar. Em relação a essa saída há a assinalar o regresso do Nuno ao grupo este ano, depois de já termos feito juntos o canyoning das Cales IV em Julho. Para quem não sabe, o "Chefe" é o responsável pela nossa iniciação no canyoning há já 6 anos atrás.

Nesta perspectiva de optar por percursos mais simples, no passado fim de semana voltámos ao Rabaçal para dar a conhecer a Ribeira dos Cedros ao Filipe e à Márcia e visitar este canyoning que tão boa impressão deixou há um ano atrás. De início o tempo esteve de feição, mas logo ficou nublado, o que dificultou a fotografia. Apesar disto, a ribeira revelou-se extremamente simpática e bela, muito agradável de percorrer. Trata-se de um ribeiro estreito, na sua maioria com paredes altas. O caudal é fraco, sendo inexistente no início. Ao contrário  das "Voltas", aqui os fetos  e restante vegetação, apesar de abundantes, deixam muita superfície rochosa a descoberto. Depois de entrar  no corredor principal e até ao rapel maior, é-nos proporcionada uma bonita vista  sobre os vales do Rabaçal . Esta cascata de 20m é o única que exige alguma perícia técnica pelo seu fraccionamento em suspenso no início, mas todos superaram esse ressalto sem dificuldade.
O regresso fez-se pela Levada da Rocha Vermelha, mas desta vez apenas as mochilas vieram à boleia dentro da levada porque não havia calor para tanto.

Álbum completo (80 fotos) e com maior resolução AQUI.
Equipamento: Pentax Optio W30 e Pentax Optio W60


























2 comentários:

Salvador disse...

Boas...

Sou praticante de canyoning no Continente e curiosamente neste dia, de ferias na ilha, foi dia de fazer a lavada das 25 fontes. Ao de regresso, decidi continuar um pouco mais...ate o trilho terminar e a levada ser de dificil acesso quando para meu espanto e curiosidade ouvi o tilintar de mosquetoes o que me deu uma enorme curiosidade de ver quem por ali andava! Agora de regresso ao Continente e nas pesquisas pelos sites madeirenses de canyon como o w30 reconheço que seria a vossa equipa naquele dia. Ainda acenei e perguntei que canyon seria aquele, pelo que um elemento vosso respondeu, o dos Cedros.

Muito bem! Boas actividades para vos e bons canyonings.

A Madeira pareceu o paraiso dos canyons.

O jovem que ainda consegui avistar foi o do capacete branco com lista negra!
Ainda ben que correu bem a descida. As fotos estao muito boas

Abraço

Salvador

http://altamontanha.blogspot.com/

Carlos FSR disse...

É pena que não nos tenha apanhado ainda na levada, podíamos ter trocado dois dedos de conversa.
Eu já estava abaixo do segundo ressalto, mas o Filipe realmente fez referência que tinha falado com alguém que estava na ribeira.

Quanto às fotos, agradeço a observação, é um contributo de todo o grupo.

abraço

Carlos