segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Reconhecimento da vereda "Levada das 25 Fontes - Ribeira da Água Negra"

Reconhecimento da vereda "Levada das 25 Fontes - Ribeira da Água Negra", Rabaçal, a 26/09/2009
Participantes: Carlos, Filipe, Louísa e Márcia

No passado sábado decidimos partir à descoberta de uma vereda ou trilho que supostamente liga a Levada das 25 Fontes à Ribeira da Água Negra, mais precisamente acima dos rapéis maiores do final da secção superior. Esta vereda serviria para encurtar este canyoning, deixando-o pouco técnico, mas ainda muito estético e lúdico, uma alternativa para quem deseja usufruir deste troço sem lidar com a verticalidade do final.
O início da vereda do lado da levada está relativamente bem sinalizado, pelo que esta parte não nos apresentou qualquer problema. O trilho torna-se depois menos definido, mas munidos de gps e bússola conseguimos progredir na direcção certa. A parte inicial é algo íngreme, onde cobrimos cerca de 170m de desnível. Logo depois há uma pequena transição feita no leito de um ribeiro seco com uma inclinação bastante acentuada, sendo a progressão ajudada por apoios para os pés escavados na rocha. Subindo cerca de 15 metros para a outra margem acedemos à segunda metade do trilho, agora muito menos inclinado e bem demarcado. Infelizmente, este termina a pouco mais de 100m do ponto de acesso à ribeira, o que já era previsto num mapa antigo. Vamos ter que regressar outro dia para descobrir a melhor forma de percorrer a distância que falta.
O saldo desta pequena "aventura" foi positivo, até porque descobrimos um acesso alternativo à parte final do trilho, uma outra vereda que desce vertiginosamente para a levada das 25 Fontes, num ponto mais adiante. Este caminho, apesar de evitar a transição mais difícil no ribeiro íngreme, castiga bastante os joelhos pelos inúmeros "degraus" que apresenta.
Quem percorrer estre trilho até ao seu ponto mais alto vai atingir o topo de um cabeço, num local de vista panorâmica sobre os vales do Rabaçal, a mais de 1200m de altitude. Aqui encontramo-nos acima do Risco e das 3 maiores cascatas do Canyoning da Água Negra Superior. O desnível da ascensão cifrou-se em cerca de 250m, após o arranque aos 970m.
Este dia proporcionou-nos uma experiência diferente, como que uma pequena aventura de descoberta e um exercício de orientação. O tempo ajudou e o contexto visual muito rico fizeram desta uma jornada a recordar.

Álbum completo (71 fotos) e com maior resolução AQUI.
Equipamento: Pentax Optio W30 e Pentax Optio W60











Nenhum comentário: