sábado, 24 de janeiro de 2009

vídeo 2008 em alta definição e visualizável online



O vídeo das nossas actividades de canyoning já se encontra disponível para visualização online aqui: http://www.vimeo.com/2933439. É uma versão em formato 16:9 (panorâmico), e podem optar por ver com qualidade normal ou em alta definição (720p) Para visualizar o vídeo em alta definição têm que se certificar que a opção HD está em on, colocar em ecrã completo e colocar a opção scalling em off.

Podem também aí fazer download do ficheiro MP4 de alta definição no fundo da página, à direita. Tem de resolução 1280x720 e cerca de 500MB.








terça-feira, 20 de janeiro de 2009

vídeo W30canyoning 2008

Como já tinha sido referido, para lembrar todas as experiências por que passamos neste memorável ano de canyoning, elaborei uma montagem em vídeo de alta definição com as melhores fotos e vídeos que todo o grupo capturou ao longo de 2008. Estou a finalizar a versão HD em 16:9 e enquanto está disponível uma versão com qualidade de DVD para computadores com menor capacidade de processamento (aqui o essencial é o processador e não tanto a placa gráfica).

Criei o vídeo em ambiente 3D usando o Adobe After Effects. O volume de material inicial era muito extenso, pelo que mesmo com uma selecção exaustiva, o vídeo ficou em 23 minutos. Em termos de conteúdo, está estruturado em várias etapas ou realidades do canyoning: o ambiente natural que compõe a paisagem circundante às ribeiras, o acesso, as levadas, a ribeira, as lagoas, o rapel, e finalmente os tobogãs. Este trabalho teve uma duração de váias dezenas de horas ao logo de 4 semanas. Há muitos pormenores que ficaram por rectificar, mas o trabalho ia longo, e o que realmente interessava era a compilação das imagens.

como os clentes netmadeira têm dificuldade em usar o rapidshare na forma de download gratuito, vou, logo que possível, colocar o vídeo no site vimeo e no Xdrive da netmadeira.

versão de baixa definição: 640x480 e 196 MB. codecs: WM9; formato: WMV

http://rapidshare.com/files/186659968/w30canyoning2008.wmv











domingo, 11 de janeiro de 2009

Ribeira das Feitas

Ribeira das Feitas, Bica da Cana, realizado a 10/01/2009
Participantes: Carlos, Filipe, Louísa e Valdemar

O primeiro canyoning de 2009 foi muito muito frio. O que vale foi ter sido igualmente interessante do ponto de vista estético, como poderão atestar pelas fotos.
Esta ribeira tem um perfil diferente das que já tínhamos conhecido, com um leito extremamente inclinado, fazendo com que se progrida, na sua maioria, ou em rapel ou em destrepe.
Resumindo, é um canyoning com vistas e rapéis particularmente bonitos, sem dúvida a repetir, mas numa altura em que o clima esteja menos rigiroso e com o indíce de pluviosidade menos elevado. A verticalidade e largura da maioria da ribeira faz com que se torne num autêntico anfiteatro para o vale de S. Vicente. Isto aliado à beleza vistas proporcionadas pelas levadas que nos levam de regresso à Encumeada tornam este canyoning numa das experiências mais belas que a Madeira tem a oferecer. Neste álbum não estão fotos das levadas que percorremos no regresso porque são as mesmas da Ribeira Seca, também naquela zona.

Álbum completo (103 fotos) e com maior definição AQUI Equipamento: Pentax Optio W30 e W60