sábado, 29 de novembro de 2008

Ribeira do Passo (inferior)

Ribeira do Passo, S. Vicente, troço inferior. Realizado a 29/11/2008.
Participantes: Carlos, Filipe e Márcia

Após me ter rendido à estética da Ribeira do Seixal há duas semanas atrás, não posso dizer que a Ribeira do Passo tenha ficado muito atrás. Nem o dia cinzento e algumas visitas da chuva retiraram a satisfação de descobrir mais um canyoning de beleza muito peculiar. Há inúmeras oportunidades para fotografar, em particular o rapel mais alto. A entrada cega impressiona um pouco, mas a vista tanto do alto como de baixo compensam. Só foi pena as fotos e videos da base desta cascata de 55m não terem ficado como desejamos devido ao forte contraste lumínico. Certamente não custará regressar para nova captura de imagem. Tal como na Ribeira do Seixal, a sequência composta por uma cascata mais baixa logo após a mais alta proporcionam um excelente "retrato". Para acabar, não falta sequer um rapel suspenso com furna, ocasião que deve ser aproveitada para fotografar do interior do rapel.
A paisagem rural em tons de Outono com a "aguagem" mais alta ao fundo foi o ponto final adequado para mais um excelente dia de canyoning.

Para acabar quero agradecer a todos os pioneiros que abrem e equipam canyonings na Madeira, porque nos permitem descobrir os verdadeiros tesouros escondidos da nossa ilha.

Álbum completo (68 fotos) e com maior definição AQUI Equipamento: Pentax Optio W30
















segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Canyoning da Ribeira do Seixal (troço inferior)

Canyoning da Ribeira do Seixal (troço inferior), Chão da Ribeira, Seixal, realizado a 15 de Novembro de 2008.
Participantes: Carlos, Louísa e Filipe.

Regressámos ao Chão da Ribeira após a boa experiência da semana anterior para conhecer a Ribeira do Seixal. Esta secção inferior começa surpreendentemente tímida, mas logo o caudal aumenta e deparamo-nos com uma sucessão de pequenas e médias verticais, que combinam para um impressionante espectáculo visual. Apesar da maior atenção estar na captura de vídeo, ainda conseguimos fotografar muito do percurso. Para não perder qualquer rapel, a câmera teve que efectuar muitos slides sobre as cascatas. A juntar às lagoas (geladas, diga-se de passagem) encontramos ainda alguns pequenos escorregas que adoçaram a descida.

Volto a lembrar: usem a opção "apresentação de diapositivos" nas galerias com o browser em modo de ecrã completo para visionar as fotos na sua melhor definição.

Álbum completo (57 fotos) e com maior definição AQUI Equipamento: Pentax Optio W30











Canyoning dos Lenhadores (Bucherons) 2, Ribeiro do Folhado

Canyoning dos Lenhadores (Bucherons), Ribeira do Folhado, Chão da Ribeira, Seixal, realizado a 8 de Novembro de 2008.
Participantes: Carlos, Louísa e Filipe.

Após uma experiência atribulada na estreia deste percurso que atravessa o Ribeiro do Folhado, Ribeira da Hortelã e acaba na Ribeira do Seixal, esta segunda saída dificilmente podia ter corrido melhor. Terminámos o canyoning em quase metade da duração de quando o visitámos no verão e o local pareceu revelar belezas que antes tinha mantido ocultas.

As fotos são escassas porque a ideia era completar a colecção do primeiro percurso e capturar vídeos para um grande "colagem" da nossa actividade de canyoning em 2008. A opção pelo vídeo em detrimento das fotografias também justifica a ausência de novos posts ultimamente.

Para acabar queria deixar uma dica: usem a opção "apresentação de diapositivos" nas galerias com o browser em modo de ecrã completo para visionar as fotos na sua melhor definição.

Álbum completo (17 fotos) e com maior definição AQUI Equipamento: Pentax Optio W30